Capacete do futuro já existe e integra várias utilidades eletrônicas
Imagens | |
|
By Equipe Sobremotos, Clique no nome do autor ao lado para comentar.
Terça, 27 Janeiro 2015
Atualmente em forma de protótipo, o “smart capacete” da Nand Logic integra uma série de utilidades baseadas em dispositivos eletrônicos.
Um único chip processador é responsável por controlar funções como acelerômetro, giroscópio, sensor de luz ambiente, módulo Bluetooth (para fazer e receber chamadas telefônicas e para ouvir músicas gravadas) e módulo GPS, além de sensores de temperatura e umidade.
Uma câmera de vídeo HD virada para a frente faz a gravação em primeira pessoa que é gravada num cartão também integrado. Há também uma câmera traseira para gravar o deslocamento. Por meio de um algoritmo de rastreamento de objeto, as duas câmaras podem ser usadas para monitorar o tráfego ao redor do usuário e “perceber” que uma colisão pode ser iminente, fazendo soar um alerta via alto-falantes embutidos no capacete. Este alerta de colisão é complementado por avisos visuais com LED.
Sinalizadores de direção e até luz de freio estão embutidos para indicar para outros condutores qual a intenção do usuário do capacete.
Usando o GPS, acelerômetro e giroscópio, o capacete é capaz de determinar a posição do usuário dentro do espaço tridimensional. Isso permite que o capacete emita, automaticamente, sinais de troca de direção e luz de freio ao longo do deslocamento. Um sensor de luz ambiente determina quando está ficando escuro para ligar os faróis de LED.
Quando os sensores de temperatura e umidade notam um aumento na temperatura e umidade dentro do capacete, um ventilador embutido é automaticamente ligado para melhorar a ventilação.
Por fim, um microfone externo monitora sons do ambiente e pode detectar sons, tais como sirenes ou buzinas, e alertar o condutor para eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário